Planejamento estratégico de RH: 5 erros mais comuns

As empresas precisam levar a sério a gestão de pessoas. Para isso, há uma profunda necessidade de investir em um planejamento estratégico de RH que esteja alinhado ao planejamento estratégico da organização. Mas, para andar lado a lado, o setor de Recursos Humanos deve evitar alguns erros.

Conheça em nosso artigo os 5 erros mais comuns que os gestores de RH acabam cometendo na elaboração do planejamento estratégico da área. Fique atento para não cometê-los quando for fazer o seu.

1. Fornecer informações insuficientes para fazer o planejamento

Na busca de resultados mais rápidos, a empresa pode acabar não fazendo um diagnóstico correto sobre a sua situação atual ou sobre o objetivo que ela deseja alcançar no mercado. Dessa forma, acaba por fazer um planejamento sem informações suficientes.

Ao elaborar o planejamento estratégico de RH é necessário analisar o ambiente interno e externo e obter informações sólidas: mensurar os resultados atuais, identificar a realidade de cada colaborador, traçar o caminho que a empresa pretende percorrer e onde ela quer chegar.

2. Faltar objetividade na delegação de funções

Muitas empresas determinam objetivos para os seus colaboradores apenas mirando no resultado dos negócios, sem observar se aquela meta é atingível para ele. Como resultado disso, o funcionário não sabe onde deve focar porque não há um direcionamento, havendo um desgaste desnecessário em sua produtividade.

Portanto, para o RH definir as metas e objetivos da empresa dentro de um planejamento estratégico é fundamental que o colaborador saiba qual o papel dele dentro da companhia e como o seu trabalho vai determinar o sucesso dos resultados da organização.

3. Não possuir metas definidas

A sua empresa sabe onde quer chegar e já determinou qual o objetivo dela no mercado. Mas, um dos erros mais comuns no planejamento estratégico é não decidir quais as metas para alcançar esse objetivo.

Definir metas é superar desafios. É responder duas questões: quanto e quando? Para preparar a sua empresa para o mercado é necessário estipular curtos, médios e longos prazos para alcançar as metas, além de determinar qual será o investimento da sua empresa dentro desses prazos.

Se o RH quer investir em um maior número de treinamentos, deve determinar quando eles serão realizados e qual verba será destinada para que isso aconteça. No planejamento, todas essas etapas precisam ser informadas.

4. Contar apenas com um plano para focar

Com as constantes mudanças de cenário que o mercado vem passando, a sua empresa não fica fora dessa realidade. Fazer um planejamento engessado é dar um tiro no pé nos negócios da organização. A companhia precisa ter um plano B.

A empresa tem de estar preparada para adequar o planejamento estratégico conforme a necessidade do momento. Se no planejamento de RH de um determinado mês a companhia precisava aumentar suas contratações, mas o mercado está mostrando que será um risco, cabe à empresa adotar o plano B para não ficar no prejuízo.

5. Não acompanhar o planejamento estratégico

O que adianta perder todo o tempo do mundo para elaborar o melhor planejamento estratégico de RH se o gestor da área resolve esquecê-lo dentro de uma gaveta? Muitos setores de RH apenas seguem o protocolo, mas não param para analisar se o caminho escolhido está trazendo os resultados esperados de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

Todas as métricas, indicadores e índices precisam ser analisados. Se algo está saindo dos eixos é essencial parar e identificar o erro. Se necessário, adotar o plano B ou fazer uma reformulação no planejamento para se adequar.

Agora que você já sabe quais erros devem ser evitados no planejamento estratégico de RH, chegou a hora de aproveitar a oportunidade e fazer acontecer. Saiba que os bons resultados da empresa, dependerão do seu excelente planejamento de RH.

Se você gostou do nosso artigo sobre os erros do planejamento estratégico de RH, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *