Veja como realizar um processo de avaliação e promoção de colaboradores

O candidato ideal para preencher uma vaga de liderança pode já ser seu funcionário. As empresas contam com um enorme rol de talentos capazes de ocupar um cargo mais alto, dispensando a necessidade de um recrutamento externo. Para identificar esse profissional, é preciso realizar um processo de avaliação e promoção.

É nesse momento que o RH pode se perder, afinal, como analisar com exatidão quem está pronto para assumir novas responsabilidades e desafios?

Neste post, vamos dar algumas dicas para que você consiga selecionar esse colaborador. Confira!

Realize avaliações de competências

O preenchimento de uma vaga depende da adesão a um perfil específico, tanto em habilidades técnicas quanto comportamentais. É nesse ponto que as avaliações são aproveitadas.

Procure realizar avaliações periódicas com todos os funcionários. Acompanhe a evolução e arquive cuidadosamente esses resultados. Esse trabalho vai abreviar a seleção do profissional que será promovido e aumenta as possibilidades de sucesso.

Estimule a cultura do feedback

feedback é importante para que o funcionário entenda como está o seu desempenho e consiga apresentar resultados melhores, corrigindo os pontos que devem ser aperfeiçoados.

Esse retorno deve estar presente na cultura da empresa e ser praticado de maneira consistente. Organizações que fazem do feedback uma prática constante conseguem estruturar planos de carreira mais precisos, além de estimularem o engajamento.

Avalie o relacionamento com o grupo

O relacionamento interpessoal é um ponto importante para a promoção de um colaborador, principalmente se a vaga em questão está ligada à liderança. Ocupar um cargo que lida com um grupo depende de habilidades como empatia, capacidade de ouvir o outro e de solucionar conflitos.

Observe se o funcionário é proativo

A proatividade é uma competência importante no mercado de trabalho atual, especialmente quando prestamos atenção na velocidade com que as mudanças ocorrem.

Pessoas com essa característica assumem a responsabilidade pelo trabalho e procuram soluções quando se deparam com alguma dificuldade, em vez de apenas aguardar que alguém a resolva ou deixar a tarefa de lado.

Trabalhadores proativos costumam ter muito sucesso na condução de projetos e equipes, sendo os mais indicados para assumir um cargo de maior importância na empresa.

Use números e resultados

avaliação de um colaborador não deve ser feita por favoritismo ou pelos resultados apresentados no último trimestre. Os critérios de promoção devem ser consistentes, o que requer observar o funcionário pelo último ano de trabalho, pelo menos.

Preste atenção também nos profissionais mais tímidos, e analise com cuidado suas avaliações de desempenho. Em muitos casos, eles podem apresentar um excelente rendimento, mas não se destacam por não investirem muito no marketing pessoal.

Finalmente, use números e compare resultados de maneira analítica para avaliar os profissionais de forma justa e coerente.

Sabemos que o processo de avaliação e promoção de funcionários não é tarefa fácil. Por isso, é importante contar com empresas especializadas que possam ajudar. Esse apoio é ainda melhor quando há o uso de um software como instrumento para aplicar avaliações de competência dos mais diversos tipos.

Precisa desse auxílio para a sua empresa? Entre em contato com a Smartleader e conheça as nossas soluções!

CategoriasRH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *