4 dicas para você se preparar para cargos de liderança

Assumir um novo degrau da hierarquia pode se transformar em um dilema. Por um lado, a empresa precisa que você adote a postura necessária para cargos de liderança. Por outro, o grupo pode criar resistência em se subordinar a um antigo colega, agora gestor.

A verdade é que, o fato de você ser um bom funcionário, ainda não faz de você um bom líder. Atuar como gestor é um novo desafio, do qual será preciso desenvolver outras competências necessárias. Afinal, será seu papel guiar a equipe para atingir os resultados esperados pela organização.

Pensando nisso, listamos 4 dicas para ajudar você nessa jornada. Então, confira cada uma delas e mãos à obra!

1. Invista no autoconhecimento

Buscar autoconhecimento é o primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer habilidade. Você identifica suas potencialidades e compreende o que precisa aperfeiçoar. Assim, ganha mais clareza profissional sobre quem você é e onde quer chegar na carreira.

Decida sair da zona de conforto e desafie-se a experimentar novas experiências. Ao realizar outras atividades, você se dá a oportunidade de identificar talentos ou, até mesmo, perceber quais tarefas não caem tão bem. Essa maturidade é essencial para explorar o máximo de si e delegar o que for necessário.

2. Ajude a empresa a crescer e mostrar resultados

O medo de perder o controle é o grande vilão de profissionais em cargos de liderança e sabemos o quanto pode parecer ameaçador confiar no trabalho de alguém. No entanto, quanto mais cedo você aprender a capacitar sua equipe, mais rápido adotará uma visão estratégica.

Essa posição é essencial para olhar a organização, como um todo, e criar ações que gerem resultados significativos. Você precisa prever os problemas antes que eles ocorram e, para conseguir, terá que mensurar indicadores e olhar o time sob uma nova perspectiva.

3. Estabeleça uma boa relação com as pessoas

Não vamos mentir para você, os confrontos sempre vão existir. Contudo, agora, você não pode ignorá-los. Seu papel será entender o perfil dos integrantes do seu time, de modo a encontrar o equilíbrio. Por exemplo, se você tem um colaborador com um ritmo mais frenético, colocá-lo em uma posição na qual a realização das tarefas dele depende de um colega com o perfil mais tranquilo, pode criar um grande conflito.

Então, conheça as pessoas, ouça-os e estimule-os a dizer como se sentem. Aprenda a fazer leitura corporal e visual de cada colaborador. Seja um líder inspirador e esteja disponível para receber sugestões, ideias e, até mesmo, críticas. Para isso, aplicar a gestão por competências pode ajudar.

4. Busque capacitação constante

A busca pelo aprendizado contínuo precisa estar enraizado na vida de todo gestor. Os cargos de liderança necessitam de conhecimentos específicos da área, já que precisam tomar decisões com base em capacidades técnicas. Também, desenvolver novas habilidades será fundamental para enfrentar os desafios diários da equipe.

Quando falamos de aprendizado, não estamos nos referindo, apenas, a um MBA, por exemplo. Aprender com os erros de outros líderes, também pode impedir que você descubra os problemas com a vivência. Então, se aprofunde no assunto e respire aprendizado, porque você vai precisar. Confira algumas dicas:

  • cursos rápidos;
  • livros;
  • podcasts;
  • workshops;
  • palestras;
  • revistas, entre outros.

Para ser um líder, é necessário mais do que boa vontade. É preciso desenvolver as habilidades fundamentais para você adotar um novo posicionamento. Contudo, não se desespere. Como o próprio termo já diz, “desenvolver” significa melhorar uma característica.

Ou seja, isso requer tempo e, principalmente, disciplina. Então, siga nossas dicas e não tenha medo de aproveitar as oportunidades. Afinal, o maior diferencial dos cargos de liderança está na própria capacidade de gestão. Esse processo começa ao gerenciar você mesmo.

Então, preparado para se tornar o líder que a sua empresa precisa? Siga nosso perfil nas redes sociais e tenha acesso a outros conteúdos semelhantes. Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *