People Analytics: como administrar programas eficazes e éticos?

Se o seu RH ainda se mune de informações subjetivas para tomar decisões, saiba que o comportamento humano pode ser previsível e o People Analytics veio para provar isso.

É uma tendência forte que tem crescido mundialmente. De acordo com a pesquisa “Tendências de Capital Humano 2018“, 84% dos executivos entrevistados já consideram o People Analytics como uma importante solução para influenciar suas decisões.

Você pode aplicar esse recurso em todos os subsistemas de RH. Continue a leitura para entender melhor qual a proposta dessa solução e como ela pode colaborar com a sua gestão de pessoas!

O que é People Analytics?

People Analytics é um método inteligente que pode prever o comportamento dos colaboradores a partir de uma coleta de dados. Após o cruzamento das informações, um relatório é gerado com o objetivo de facilitar a tomada de decisão.

A ideia dessa solução é sair da intuição ao realizar ações baseadas em análises objetivas. Ao criar um banco de dados, é possível estabelecer um padrão — não apenas para o funcionário, mas também para toda a organização.

Essa metodologia pode ser utilizada para diversas alternativas, tais como:

  • recrutamento e seleção de pessoas;
  • prevenção de acidentes de trabalho;
  • plano de cargos e salários;
  • desenvolvimento de equipes.

Qual é a importância dessa solução?

Tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data têm revolucionado a maneira em que você se relaciona consigo e com o meio em que vive. Assim, com o People Analytics, você ganha não apenas um, mas vários braços para ajudá-lo a entender como o capital humano pode ser trabalhado, de modo a potencializar seus resultados. É uma nova forma de fazer gestão de pessoas.

A tendência é que as decisões sejam baseadas cada vez mais em dados e menos em achismos. Não que o feeling não seja importante, mas, a chance de erro é maior quando faltam informações concretas e análises prévias.

Por que contar com essa tendência?

A maior vantagem do People Analytics é o aperfeiçoamento do planejamento estratégico da organização. Confira, a seguir, os maiores benefícios de utilizar essa inteligência.

Gestão mais eficaz dos talentos

Além de garantir que os profissionais contratados estejam alinhados ao perfil da empresa, a solução é ótima para mensurar o desempenho da equipe e identificar os talentos do colaborador. Isso é essencial para organizar as equipes de acordo com suas aptidões.

Melhoria do clima organizacional

Com o leque de dados que o People Analytics proporciona, a empresa conhece melhor os fatores motivacionais e as características que os colaboradores têm em comum. Isso é fundamental para gerar engajamento, uma vez que a organização utiliza dados a fim de entender quais ações podem deixar os funcionários mais felizes.

Mais bem-estar aos funcionários

Já pensou em como seria mais seguro se fosse possível prever emergência no campo de trabalho? Com o People Analytics, isso é viável. A coleta de dados pode ativar sensores para prever reações que levem a eventuais ocorrências.

Veja alguns exemplos:

  • variação da temperatura;
  • aumento do batimento cardíaco;
  • movimentos oculares fora do comum, entre outros.

Melhor produtividade

Vários fatores podem influenciar na produtividade, como valores pessoais e estilo de liderança. Como o People Analytics prevê as ações comportamentais, a empresa consegue utilizar esses dados para ajustar o fluxo de trabalho. Ou seja, se a organização entende o potencial de uma peça, colocá-la na posição certa da engrenagem vai promover um resultado mais rápido e com menor chance de erros.

Quando você erra em um processo da empresa, as consequências podem ser vistas facilmente no impacto financeiro. Então, que tal começar a utilizar esse método como um guia para o seu planejamento estratégico?

Além de prever as ações comportamentais que levariam a tais erros, ele contribui para a melhoria na performance dos seus colaboradores. Fica fácil perceber por que o People Analytics é tão essencial para a sua empresa.

Se você gostou do post, continue por dentro das maiores tendências para a gestão de performance. Basta assinar a nossa newsletter!

CategoriasRH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *