Saiba o que é e por que fazer uma avaliação 360 graus

Está em busca de meios para avaliar o desempenho da sua equipe? Então, você precisa conhecer a avaliação 360 graus, uma ferramenta fundamental para equipes de alta performance.

Um dos processos essenciais para a gestão estratégica da empresa é, sem dúvida, a avaliação de desempenho. Ela permite analisar a atuação dos profissionais em relação aos resultados que entregam, conforme suas atividades e alcance de metas.

Por isso, descubra neste artigo como funciona a avaliação 360 graus e como ela é importante para a sua empresa! Boa leitura!

O que é a avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é um dos métodos utilizados para qualificar o desempenho da equipe. Como o próprio nome sugere, permite alcançar todas as pessoas envolvidas no processo e não somente um nível hierárquico. O intuito é ouvir a opinião de todos.

O mais incrível dessa avaliação é que ela vai além do feedback ao entregar feedforward. Se esses dois termos ainda parecem confusos, vamos explicar:

  • o feedback refere-se a comportamentos que já aconteceram. Com isso, o funcionário tem apontamentos importantes, mas que ainda não contribuem efetivamente para uma mudança de atitude;
  • o feedforward sugere novos comportamentos futuros. Assim, o colaborador é orientado a realizar ações diferentes para conquistar os resultados que, antes, não foram possíveis.

Tanto um, quanto o outro, são utilizados em uma avaliação 360 graus. É o que veremos a seguir.

Como funciona a metodologia?

Antes de aplicar a avaliação, a gestão estratégica da empresa precisa definir quais são as principais características do questionário. Isso servirá como guia durante o processo. Juntos, a liderança define o perfil ideal para a empresa, que compreende questões como:

  • habilidades técnicas;
  • conhecimentos específicos da área;
  • capacidades cognitivas;
  • atitudes comportamentais, entre outros.

Com base nesses levantamentos, surge um questionário com perguntas imparciais para avaliar o desempenho de toda a equipe. Assim, um mesmo colaborador é avaliado pelos:

  • pares de trabalho;
  • superiores imediatos;
  • subordinados;
  • clientes internos e externos.
Por que ela é tão essencial?

Por ser um processo periódico, a avaliação 360 graus permite uma análise geral das qualificações da equipe, que servirá como levantamento de indicadores para tomadas de decisão. Confira agora os principais motivos para a sua empresa aderir a esse processo.

Permite que toda a equipe faça autoanálise

Imagine um copo em cima da mesa, sendo visto por diferentes ângulos. A avaliação 360 graus faz isso ao permitir que o colaborador olhe além das suas próprias percepções. Isso é fundamental para criar um senso crítico, capaz de identificar as características que precisam ser melhoradas.

Esclarece quais mudanças são necessárias

O aprendizado envolve conhecimentos tanto práticos, quanto teóricos. E essa diversidade é uma grande vantagem da avaliação 360 graus. Os diferentes pontos de vista, por diversos níveis hierárquicos, fornecem dados mais práticos e efetivos direcionados às competênciasque precisam ser desenvolvidas.

Identifica pontos positivos no colaborador

Por meio de outra análise, o funcionário pode descobrir aptidões que desconhecia, além de contribuir com o processo de aprendizagem profissional do outro. Isso potencializa as características positivas porque ajuda no desenvolvimento da carreira e na conquista dos objetivos profissionais, tanto a curto quanto a longo prazo.

Ajuda a empresa no cumprimento dos seus objetivos

Outro benefício dessa avaliação é alinhar os principais pontos que a equipe precisa para vencer as dificuldades e conquistar os melhores resultados. Por isso, ela colabora no desenvolvimento de habilidades profissionais e ajuda na criação de planos de ação para uma equipe de alta performance.

A avaliação 360 graus é uma excelente estratégia para conseguir mais resultado com menos esforço. Contudo, algumas empresas não conseguem implantar o método por exigir processos claros e definidos.

É nessa hora que a tecnologia pode ajudar. Por meio de sistemas inteligentes fica possível obter esses dados sem interferir na produtividade do time. Inclusive, a Smartleader têm um software que agiliza tudo isso ao entregar um relatório completo com informações sobre pontos positivos e de melhoria dos colaboradores.

Como anda o processo da sua gestão de equipes? Vamos bater um papo? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *