Avaliação de competências: descubra agora quais são os maiores desafios!

Os tempos mudaram. A chegada do século XXI trouxe uma série de avanços e transformações que afetaram, não só a área tecnológica e social, mas também a forma como percebemos a gestão e atração de talentos para as organizações.

Hoje, colaboradores representam o importante capital humano e não apenas ferramentas para a produtividade. Nesse contexto, a avaliação de competências — conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) — tem sido implementada como uma técnica inovadora e de enorme utilidade, pois proporciona amplo conhecimento sobre os trabalhadores.

avaliação por competências é um modelo que consiste em situar o trabalhador dentro do contexto da empresa. Para isso, todos os fatores internos e externos são levados em conta para alcançar o desenvolvimento efetivo das tarefas estabelecidas. Ela ajuda a identificar o profissional ideal para cada função e formar equipes mais produtivas.

A seguir, vamos falar sobre os três principais desafios encontrados pelas organizações na realização desse processo. Acompanhe!

Falta de estrutura na empresa

Planilhas específicas e bem estruturadas em Excel, por exemplo, são essenciais para uma análise correta dos dados dos colaboradores. Construí-las e geri-las exige um profissional que domine completamente o programa, pois sem uma boa estrutura de software, fica mais difícil padronizar as informações para alcançar resultados eficazes.

A grande maioria das empresas não conta com as ferramentas corretas ou profissionais capacitados para elaborá-las. Isso deixa os processos manuais, lentos e muito mais caros do que poderiam ser com a utilização da estrutura adequada.

Ausência de métodos eficazes

Para que uma avaliação por competência apresente resultados positivos é preciso que se conheça e utilize os métodos adequados para sua aplicação. Mapeamento de competências, entrevistas estruturadas, avaliação 360° e meios de análise comportamental devem ser de conhecimento profundo de quem vai aplicar a avaliação.

Poucos gestores de recursos humanos têm capacitação e vivência na execução desses métodos. Portanto, é imprescindível que a empresa busque por profissionais especializados para garantir a utilização das ferramentas certas e com eficiência.

Desconhecimento quanto à maneira correta de fazer

Uma avaliação por competências eficaz precisa ser bem planejada e coordenada por um profissional altamente experiente na área. Ele precisa ter domínio completo das fases e recursos necessários para aperfeiçoar os resultados em cada situação.

Preparar todo esse processo internamente pode ser muito dispendioso, pois a organização precisa, primeiramente, treinar os seus gestores de RH ou contratar profissionais especialistas na área.

Um processo de avaliação mal elaborado pode incorrer em resultados ineficazes e representar prejuízos para a organização. Decisões tomadas com essa base podem atrasar o desenvolvimento da equipe e aumentar as falhas já existentes.

Empresas especializadas em avaliação por competências dispõem de conhecimento e preparo que faz toda a diferença nos resultados, garantindo a eficácia do processo e um bom retorno sobre o investimento. É possível também realizar a gestão com muito mais agilidade e desempenho, já que estão habituados ao planejamento necessário e ao uso dos métodos adequados.

Quer conhecer um serviço de gestão especializado em avaliação por competências e que vai agregar muito valor à sua organização, aprimorando o desempenho da sua equipe? Entre em contato com o Smartleader agora mesmo e descubra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *