Saiba agora como fazer uma avaliação de desempenho!

A avaliação de desempenho analisa a conduta individual e coletiva do avaliado e ajuda a criar uma cultura de performance na empresa.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer uma avaliação de desempenho e como isso ajuda a obter dados estratégicos para melhorar o rendimento dos colaboradores e os resultados da empresa explicando algumas práticas para esse objetivo. Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

Indique possíveis problemas e ofereça feedback constante

Revisões de desempenho (ou avaliações) são um aspecto fundamental para manter a equipe envolvida e “comprando” o que a empresa está tentando alcançar. No entanto, para alguns — tanto líderes como funcionários —, as avaliações de desempenho podem ser vistas como de difícil processo, mas na prática não precisam ser.

Quando ambas as partes sabem o que se esperam delas, as avaliações de desempenho não devem conter surpresas desagradáveis. No entanto, a falta de expectativas claras é onde frequentemente os problemas começam. O feedback é um indicador importante para que um funcionário saiba o que está realizando de forma satisfatória e quais áreas precisam de desenvolvimento.

É importante lembrar que o feedback não deve acontecer apenas no final do ano, sob a forma de uma avaliação oficial do desempenho. Este retorno deve acontecer regularmente para garantir que todas as partes estejam na mesma página e quaisquer problemas possam ser resolvidos rapidamente.

Crie metas claras e objetivas

O engajamento consistente dos funcionários é o que os recursos humanos buscam em suas metas para a força de trabalho. Criar um ambiente de trabalho onde os funcionários estão entusiasmados com seus trabalhos o tempo todo — não apenas quando os bônus anuais são compartilhados — é uma prioridade.

Os recursos humanos avançam em direção a esse objetivo por meio do planejamento estratégico. Esse planejamento aumenta a probabilidade de criar a correspondência correta entre as habilidades do funcionário e as atribuições do cargo, além de coordenar as oportunidades promocionais e os recursos da força de trabalho.

Analise e decida com dados gráficos simples e diretos

software de gerenciamento de RH ajuda a melhorar a eficiência dos negócios, automatizando os processos de gerenciamento de força de trabalho, recrutamento, folha de pagamento, conformidade, entre outros. Ele combina todos esses elementos em um local central, tornando todas as informações dos funcionários acessíveis a todo o pessoal relevante.

Faça a avaliação de desempenho por competência

As empresas precisam se adaptar de forma rápida ao ambiente de mudança; o mesmo acontece com os funcionários dessas empresas. Para tornar a mudança tranquila, os gerentes de RH devem saber exatamente quais habilidades a equipe da empresa já reúnem e quais as competências que elas ainda não têm.

Com base nessas informações, eles podem organizar treinamentos e seminários — para preencher as lacunas do conhecimento e das habilidades. Aqui estão algumas maneiras pelas quais um gerente de RH, ou proprietário da empresa, pode avaliar as habilidades e competências dos funcionários:

  • oferecer aos funcionários um teste;
  • pedir para preparar uma autoavaliação;
  • obter feedback das equipes;
  • colocar os funcionários em situações reais;
  • pedir feedback aos clientes.

Use ferramentas digitais

Poucos departamentos lidam com tantas tarefas ou gerenciam tanta informação quanto a área de recursos humanos. A tecnologia torna as tarefas de recrutamento, folha de pagamento e avaliação de desempenho mais gerenciáveis e permite que os membros da equipe de RH se envolvam melhor com os funcionários da empresa.

Para concluir, é essencial destacar a importância de entrar em contato com uma empresa que ofereça um aplicativo de gestão de performance com métodos práticos para melhorar o desempenho da equipe e, por consequência, alavancar os negócios da empresa.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer uma avaliação de desempenho? Quer entender melhor como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!

CategoriasRH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *