Entenda como o app de RH pode ser usado a favor da sua empresa!

A tecnologia passou a fazer parte de nossas vidas cotidianas. Hoje, aproveitamos esse recurso para nos comunicar com as pessoas do nosso círculo social, trabalhar, estudar e, em alguns casos, até nos relacionamentos íntimos.

Por isso, não surpreende se pensarmos que entre as facilidades do mundo corporativo encontramos diversos tipos de app de RH. Mas para que servem esses aplicativos? Neste post vamos dar mais detalhes sobre o assunto.

O app de RH como ferramenta de apoio

O departamento de Recursos Humanos hoje assume papel vital dentro das estratégias da empresa e se preocupa em administrar os talentos da melhor maneira possível. Para isso, os aplicativos entram como verdadeiras ferramentas de apoio, otimizando tarefas ligadas ao Departamento Pessoal e auxiliando em outros processos.

É importante perceber que a participação humana continua tendo grande peso nessas relações, afinal, apenas pessoas conseguem fazer avaliações mais profundas que considerem o comportamento e a inteligência emocional. A participação humana também faz com que esses aplicativos não se tornem um fator excludente, pois, apesar da presença da tecnologia na nossa rotina, alguns públicos ainda não estão totalmente habituados a usar esses dispositivos.

A adoção dos aplicativos no Recursos Humanos

O uso dos aplicativos pelos profissionais de RH pode se dar em diferentes esferas além das burocráticas. Podemos destacar as seguintes.

Comunicação

Especialmente para empresas de grande porte, disponibilizar um app no qual os funcionários possam fazer solicitações e ficar por dentro do que acontece com as demais equipes é extremamente útil. Essa funcionalidade evita a sobrecarga para o RH e melhora o clima organizacional.

É possível solicitar auxílio-creche, adiantamento de salários, reembolso de despesas, entre outros. A solução também é muito útil para empresas com colaboradores em regime home office ou vendedores externos.

Processos de recrutamento e seleção

Algumas empresas estão apostando em aplicativos para anunciar as suas vagas em aberto. É uma solução que ajuda a atrair talentos mais jovens pertencentes à geração Millennial. Além de ajudar no recrutamento, esses aplicativos informam o andamento dos processos seletivos, no qual os candidatos mantêm uma boa comunicação com a empresa. Isso ajuda no engajamento e na construção de uma marca empregadora de valor.

Gestão em saúde

Aplicativos voltados para a gestão da saúde dos funcionários ajudam a diminuir os índices de absenteísmo e auxiliam a empresa na criação de programas que valorizem o bem-estar. Nesses aplicativos os próprios colaboradores respondem a questionários completos sobre a sua qualidade de vida, informando sintomas e resultados da pressão arterial, índice de glicose no sangue, colesterol etc.

A partir desses dados o aplicativo dá sugestões de melhora aproveitando os benefícios oferecidos pela empresa: prática de exercícios, sessões de quick massage, lanches saudáveis no local, horário flexível, entre outros.

Para que o uso de app de RH funcione é importante estabelecer métricas e acompanhar o impacto das implantações, comparando investimentos e resultados. Só com esse monitoramento é possível entender se essa estratégia funciona para a sua empresa e o que pode ser melhorado.

E você, achou que este post pode ajudar? Aproveite para conferir outro artigo que preparamos sobre a importância do uso de aplicativos na gestão de pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *