Saiba mais sobre o Inbound Recruiting e como conectar marketing com RH

O cenário de busca por emprego e por empregados evoluiu nos últimos anos, se transformando bastante. Os trabalhadores buscam por processos seletivos ágeis e automatizados, enquanto as organizações querem conquistar os melhores talentos do mercado, os atraindo e os retendo nas suas equipes de trabalho.

É nesse contexto que nasce o recrutamento de atração, também conhecido como Inbound Recruiting, um novo método de atrair e reter talentos que tem como princípio a promoção da organização como um bom local para se trabalhar e, para isso, recursos humanos e marketing devem andar de mãos dadas.

Vamos entender o que é, como funciona e quais benefícios o Inbound Recruiting pode trazer para sua organização. Continue a leitura!

O que é Inbound Recruiting?

O Inbound Recruiting tem relação com o Inbound Marketing, termo difundido pela Hubspot, e assim como esse último, tem seu foco em atrair leads por meio de conteúdo relevante. Nesse caso, no entanto, não se trata de atrair clientes, mas sim talentos profissionais. Portanto, é essencial que os departamentos de Recursos Humanos e Marketing trabalhem em conjunto no processo.

Como funciona o Inbound Recruiting?

A captura de possíveis candidatos acontece de forma tradicional, com a divulgação de vagas em portais de emprego, redes sociais, faculdades etc. A diferença é que no Inbound Recruiting, aqueles que se aplicarem às vagas não serão descartados caso não sejam selecionados. Estes passarão a integrar o banco de talentos da empresa, que deve interagir com eles, coletar dados e nutri-los com conteúdos que sejam relevantes para seus anseios profissionais, criando um clima de empatia entre a organização e o profissional.

Quando outras vagas surgirem, a organização já terá a sua disposição um banco de talentos onde poderá selecionar profissionais alinhados aos propósitos da empresa e do cargo em questão e, assim, convidá-los para o novo processo seletivo.

Quais os benefícios do Inbound Recruiting?

Otimização dos processos

Além de criar uma interação muito positiva entre os setores de recursos humanos e marketing, essa metodologia é uma forma eficaz de aperfeiçoar os processos seletivos, reduzindo tempo e investimento já que, a cada nova vaga, a empresa já terá a seu dispor um banco de talentos onde encontrar seus futuros colaboradores.

Aumento da reputação da marca

O trabalho de marketing de atração certamente cooperará para o fortalecimento da marca empregadora, já que esta estará presente na vida de seus colaboradores atuais e futuros, dando o suporte necessário para que cresçam profissionalmente, desenvolvendo suas habilidades por meio de conteúdo de qualidade.

Atração e seleção de talentos

Com o marketing em torno da marca empregadora, será bem mais fácil atrair grandes talentos para a organização. Além disso, a seleção de candidatos será muito mais acertada, considerando o maior conhecimento que a empresa terá deles a partir dos dados coletados.

Treinamentos eficientes

Como consequência de toda essa interação entre a empresa e seus futuros talentos, haverá uma maior sintonia entre ambos, possibilitando a elaboração e execução de treinamentos muitos mais eficazes. Vale pontuar que a empresa já estará, de certa forma, alinhado os futuros colaboradores à sua cultura, devido ao conteúdo fornecido.

Entendemos que o Inbound Recruiting é uma tendência muito útil e traz vários benefícios, potencializando o trabalho dos setores de recursos humanos e marketing a fim de atrair grandes talentos para as organizações. Esses dois departamentos, como vimos, são aliados na construção de um sistema de gestão de pessoas mais forte, capaz de tornar a empresa muito mais competitiva.

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