Big Data no RH: entenda como utilizá-lo e quais os benefícios

A área de recursos humanos nas organizações da atualidade é bem mais que o setor de contratações de demissões de funcionários. Nela, existe toda uma estratégia para cuidar do clima organizacional, do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, plano de cargos e salários e muito mais.

A utilização de Big Data no RH é indispensável para uma gestão de pessoas eficaz. Em meio a tantas tarefas e responsabilidades é preciso lidar com um grande volume de dados.

Você não tem tempo a perder com papelada e planilhas, já que precisa ser extremamente estratégico e, para tanto, é necessário ter um acesso rápido a todas as informações dos colaboradores.

O Big Data é um sistema que acolhe um grande volume de dados estruturados. Ele facilita o cruzamento das informações que será feito de forma automatizada, trazendo mais rapidez e eficiência para o trabalho dos gestores. O software também armazena os dados e, a partir deles, fornece dados precisos no momento que for necessário.

Para entender melhor quais são os benefícios do Big Data e onde ele pode ser aplicado dentro da sua área, falaremos sobre algumas de suas funcionalidades e benefícios. Vamos lá?

Análise e retenção de talentos

O sistema de big data permite economizar muito tempo e dinheiro no processo de análise de talentos, armazenando dados dos atuais colaboradores e de candidatos externos participantes dos processos seletivos da empresa. Assim, você pode analisar com mais facilidade o aproveitamento dos investimentos da empresa em seus funcionários e com mais rapidez os perfis que estão mais alinhados aos propósitos da organização.

Outra grande vantagem nesse sentido é a redução da rotatividade que, por meio de dados bem estruturados, permite definir o perfil de profissional que tende a ficar mais tempo na empresa e qual traz mais resultados. Portanto, é possível investir em ações que melhorem a retenção de talentos e evitar contratações equivocadas que só gerarão gastos.

Aumento da eficiência no processo de contratação

Um bom sistema de big data traçará o perfil ideal de um candidato de acordo com os valores e objetivos da empresa. Por meio dele, você também poderá definir perfis de acordo com a função e área de atuação de cada profissional. Dessa forma, pode-se encontrar os talentos certos, otimizando os processos de recrutamento e seleção de pessoas na empresa.

Avaliação de desempenho

Com a avaliação de desempenho feita por meio do auxílio do software, você pode medir vários fatores que influenciam na produtividade da sua organização. Caso a sua empresa seja uma fábrica de peças, por exemplo, é possível saber em que momentos do dia há pico ou queda de produção e qual a produtividade por funcionário em uma mesma tarefa.

Benefícios da utilização do Big Data no RH

Com um sistema de big data bem implementado, você e sua equipe terá mais tempo para desenvolver a parte estratégica do RH. Isso porque vocês não ficarão presos fazendo análises de dados, uma vez que todo esse trabalho será armazenado e processado pelo próprio sistema.

Além disso, a gestão de custos também ocorrerá com muito mais eficiência, uma vez que o software trabalha de forma muito mais acertada e ainda identifica os erros operacionais, que poderão ser evitados no futuro.

Implantação do Big Data no RH

Antes de escolher um software, é importante analisar quais são os objetivos que ele deve cumprir. O processo de implantação deve ser bem planejado e a equipe devidamente treinada para lidar com a nova tecnologia. Portanto, para obter um sistema eficiente e ter seus processos melhorados por meio do Big Data, é muito importante contar com o auxílio de uma empresa qualificada e experiente.

Nossa sociedade exige cada vez mais uma gestão de pessoas eficiente e focada na qualidade de vida dos colaboradores. Portanto, ter um sistema de big data no RH é uma forma de traçar caminhos muito mais objetivos e seguros para garantir que a organização tenha uma marca empregadora de destaque no mercado. Desse modo, a possibilidade de atrair os talentos ideais e bons negócios é bem maior.

Gostou deste conteúdo? Ele foi preparado especialmente para ajudá-lo a melhorar os processos de RH da sua empresa. Então, assine agora a nossa newsletter e receba nossos novos artigos em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *