Entenda a importância da gestão por competência e como aplicá-la!

Hoje, a gestão por competência tem sido usada em todas as áreas do gerenciamento de recursos humanos. É utilizada em recrutamento e seleção, planejamento sucessório, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento de carreira.

A abordagem visa a identificar um modelo de competência apropriado, que é uma estrutura que lista as competências necessárias para ser eficaz no cargo atribuído.

A importância desse método reside no fato de que ele pode fornecer uma explicação teórica sobre a maneira pela qual as empresas conseguirão e também sustentarão a vantagem competitiva. Veja mais detalhes a seguir.

Afinal, o que é gestão por competência?

A gestão por competência é o conjunto de práticas de gestão que identificam e otimizam as habilidades e competências necessárias para cumprir a estratégia de negócios de uma empresa. Fornece a base para a gestão de práticas estratégicas de gerenciamento de talentos, como planejamento da força de trabalho, aquisição de talentos e desenvolvimento de funcionários para otimizar seus pontos fortes.

Ser capaz de traduzir a visão e os valores de sua empresa para os funcionários de modo que façam sentido no dia a dia da vida profissional ajuda muito a criar um alinhamento mais próximo entre as metas de negócios e as ações dos colaboradores.

As competências são definidas em comportamentos que podem ser facilmente compreendidos, medidos e incorporados pelos funcionários. Isso significa que eles se tornam uma linguagem comum no reforço da cultura e uma visão compartilhada para alcançar objetivos.

Como a gestão por competência funciona?

Um método de gestão por competência bem projetado e implementado aborda o problema dos fatores humanos e reduz os riscos associados. Uma abordagem pode então ser desenvolvida para garantir que essas competências estejam em vigor.

A ideia é que elas sejam bem definidas em toda a organização, de tal maneira que possam ser empregadas em qualquer lugar, para qualquer papel e em qualquer departamento. Dessa forma, todos vão ficar na mesma página e trabalhando com a mesma definição.

A elaboração de um mapa de competências mostra onde cada colaborador está em termos de cada habilidade, mostrando em quais áreas ele deve se concentrar para melhorar. Isso também ajuda mais tarde, quando o seu progresso no desenvolvimento dessas habilidades for acompanhado.

Os mapas servem aos objetivos não apenas em nível pessoal, mas também em equipe, para os líderes, pois eles podem ter uma visão geral do conjunto de habilidades da equipe como um todo.

Depois de ter suas competências definidas, pode-se criar um  modelo de competência. Um modelo de competência é um conjunto de 7 a 10 competências principais que estão alinhadas com as metas de negócios da sua empresa. As empresas diferem de várias maneiras, de modo que o modelo de competência de cada uma será um pouco diferente.

Como aplicar em sua empresa?

Basta criar uma estrutura ou um modelo de competência para sua empresa e para cada posição, identificando as principais habilidades necessárias para melhorar o desempenho e alcançar o sucesso.

O primeiro passo na avaliação baseada em competências é um diagnóstico. Isso pode ser tão simples quanto preencher um formulário de avaliação, que vai identificar as áreas em que uma pessoa já é competente e as áreas nas quais ela precisa se desenvolver. Usando essas informações, um plano de desenvolvimento pode ser criado.

Após a implementação de processo, treinamento e recrutamento  é importante que todos façam uma avaliação de resultados.

Quando a gestão de competências é bem-feita, a visibilidade dos passos necessários para fechar essas lacunas é claramente definida.

Os funcionários podem ver claramente quais habilidades são necessárias para o próximo papel em sua carreira. Além disso, papéis futuros devem ser sugeridos a eles, com base em seu perfil de avaliação.

Quer saber mais sobre o assunto da gestão por competência? Então não deixe de ler o nosso artigo sobre como definir as metas de uma empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *