Como os colaboradores podem melhorar o atingimento das suas metas?

Abordagens baseadas em dados (inserção, feedback, visualização) podem aumentar o envolvimento do time e garantir melhores resultados. Incorporando tais ações nas empresas, verifica-se que os processos que valorizam e envolvem o indivíduo resultam em maior atingimento das metas.

A gestão dos objetivos impulsiona o engajamento e o desempenho dos funcionários. A definição deles dá às organizações uma visão comportamental para realizar os planos por meio de resultados mensuráveis. A melhor maneira de trabalhar, ajudando no alinhamento das metas que vêm de cima para baixo, encontra também o engajamento de baixo para cima.

Por isso, neste artigo vamos mostrar como é possível conseguir que os colaboradores aumentem o atingimento das metas, colaborando para o sucesso do negócio. Confira!

O que considerar na gestão das metas?

Há uma série de questões que rondam a gestão de metas. Quais tipos de meta são mais eficientes? Quem deve estar envolvido? Quando as metas devem ser definidas e atualizadas? Como os colaboradores podem melhorar o atingimento das suas metas?

Por que as metas são importantes? A tabela a seguir destaca as respostas para algumas das perguntas mais comuns:

O quê? Real e Focado •       Você sabe exatamente quais são seus objetivos e como eles se relacionam com o seu negócio como um todo;

•       Você se concentra em 3-5 metas no momento;

•       Seus objetivos são quantificáveis com métricas e marcos claros.

Quem? Você e seus colaboradores •       Suas metas são criadas para você mesmo, mas elas se conectam a dos outros também;

•       Ter uma comunidade de apoio ao seu lado aumenta o progresso objetivo.

Quando? Continuamente •       As metas finais levam mais tempo. Você tem pequenos passos ao longo do caminho para ajudar a alcançá-las;

•        O local de trabalho é dinâmico. Adaptar objetivos quando apropriado ajuda você a ficar flexível e se manter no caminho.

Como? Progresso e    feedback •       O progresso é a força positiva para motivar você a fazer o seu melhor;

•        Atingir pequenos passos, receber feedbacks relevantes, alimentará ainda mais o seu momento.

Por quê? Gere um impacto •       Você quer realizar coisas difíceis no trabalho e fazer uma diferença;

•       Dominar suas metas aspiracionais significativas leva a um maior engajamento, desempenho e satisfação no trabalho.

Qualquer um que estabeleça as suas metas regularmente sabe a importância de tê-las claramente definidas.

Por conta da alta demanda e da necessidade das empresas, a psicologia e a tecnologia por trás da configuração das metas estão evoluindo para ferramentas online. Isso porque a comunicação tradicional “top-down” usando o Excel, PowerPoint e documentos do Google já não resolve mais no ambiente de trabalho moderno.

Como engajar os colaboradores para o atingimento das metas?

Definir metas é uma prática útil para aumentar a eficiência e produtividade dos colaboradores em uma organização. Os objetivos estabelecidos, quando feitos da maneira correta, aumentam o engajamento do time e permitem aos gestores um controle mais pontual do desenvolvimento das atividades. Quer entender como motivar os colaboradores e garantir o cumprimento das metas, conjunto? Vamos ensinar a seguir!

Envolva a equipe na criação das metas

Apenas estipular objetivos sem envolver a equipe e aguardar o atingimento das metas é um grande erro. Afinal, o time vai trabalhar para que elas sejam cumpridas e precisa estar incluído desde o início. Para que os colaboradores de fato vistam a camisa da empresa e do projeto, é preciso que suas ideias, opiniões e visão sobre a tarefa sejam ouvidas. Quando há esse cruzamento, a chance de cumprir com o planejamento é maior.

Isso ocorre porque as tarefas são estabelecidas de acordo com a experiência de quem atua na linha de frente. Os funcionários sabem o que é possível ser feito, ainda que seja desafiador.  Além disso, como são parte do plano, dedicam-se ao máximo para que ele se realize.

Reconheça o trabalho dos funcionários

Essa dica vale tanto para os aspectos positivos quanto negativos. Um time em sintonia com a empresa requer acompanhamento próximo por parte dos gestores. O amparo garante que as expectativas da organização permaneçam alinhadas com o desempenho dos colaboradores.

Para isso, o feedback é a melhor resposta. Fornecendo avaliações periódicas, você verifica problemas e os soluciona juntamente ao trabalhador. E, quando o desempenho for satisfatório, é possível reconhecer a dedicação e renovar os ânimos do funcionário. Realizando esse trabalho, sempre se verifica o que pode ser melhorado. O time também pode esclarecer suas dúvidas, apontar o que está faltando por parte dos líderes e reconhecer erros.

Invista no desenvolvimento do capital humano

Para contar com o constante aumento da produtividade e uma equipe com alto desempenho é preciso investir nos seus colaboradores. Para isso, realize uma gestão de pessoas ativa e pronta para melhorar constantemente os funcionários.

É preciso aplicar medidas para reter talentos, proporcionar aquisição de novos conhecimentos, oferecer benefícios e medidas para aumentar qualidade de vida do time. Além disso, vale verificar e acompanhar de perto o desempenho de cada funcionário e sempre propor ações para aprimorá-lo.

Apenas trabalhadores satisfeitos com a empresa abraçam as causas do negócio e se envolvem com a cultura organizacional. A partir daí a dedicação para desempenhar um bom papel e garantir o atingimento das metas aumenta.

Vimos que o atingimento de metas depende do envolvimento do capital humano com a empresa. É necessário contar com estratégias para criar objetivos alcançáveis e manter a equipe em sintonia para conquistá-los. Por isso, realize essa prática desafiando seus funcionários e envolvendo-os no projeto, para que o negócio alcance seus planos.

E na sua empresa, como são definidas as metas? Seu time está motivado para cumpri-las? Comente conosco como funciona em sua organização e o que você pretende fazer para melhorar esse cenário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *