3 critérios a serem avaliados na hora de uma promoção de cargo

Ser assertivo na hora de decidir se um colaborador está apto para a promoção de cargo é um desafio para os coordenadores de RH. No entanto, há alguns critérios que podem ajudar nessa decisão.

avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para avaliar a performance dos colaboradores e melhorar seu desempenho, bem como um meio pelo qual podem ser recompensados ​​ou reconhecidos por um trabalho bem-feito. Saiba mais no artigo!

Maneiras de medir o desempenho do colaborador

Os números certamente não são os únicos fatores para considerar ao conceder promoções — mas podem ser um bom lugar para começar. Quando você conseguir quantificar o desempenho em algum nível, poderá provar facilmente quais funcionários realmente merecem uma promoção de cargo.

Se o empregado está trabalhando duro, realiza todas as tarefas esperadas e cumpre além das expectativas, o gestor pode dar a ele uma promoção como um sinal de excelência. A promoção pode indicar que o funcionário está pronto para assumir mais responsabilidades na empresa e tem maturidade suficiente para desempenhar um papel maior no negócio.

3 critérios a serem avaliados para a promoção de cargo

Selecionar um funcionário para uma promoção exige avaliação do conjunto de habilidades do colaborador, sua eficiência na posição atual e seu potencial de crescimento. No entanto, os critérios de promoção dos funcionários serão diferentes dependendo das circunstâncias e do local de trabalho.

Não há um conjunto de regras a seguir ou uma lista específica, mas alguns critérios são essenciais para uma boa avaliação. Confira agora os principais!

1. Proatividade

Os funcionários mais valiosos são aqueles que se mostram proativos. Por definição, isso significa que eles controlam as situações, fazendo com que as coisas andem em vez de esperar que aconteçam sozinhas. O funcionário proativo apresenta diferentes ideias para a equipe ou propõe e implementa novas iniciativas bem-sucedidas. Geralmente, as pessoas com esse perfil se oferecem para assumir projetos ou entregas e obtêm sucesso em suas ações.

2. Bom relacionamento interpessoal

Você pode facilmente ensinar as atividades do trabalho e os conceitos técnicos. Porém, as habilidades para um bom relacionamento interpessoal são mais difíceis de ensinar. Qualquer um que tenha facilidade em lidar com conflitos, dar feedback, envolver equipes ou se comunicar com pessoas difíceis tem potencial para ser um grande líder e exigirá menos treinamento para chegar lá.

3. Criatividade

Os melhores funcionários desenvolvem uma ideia, criam uma estratégia e estabelecem um plano operacional. Depois executam, adaptam, revisam e refinam. Os colaboradores criativos fazem coisas incríveis acontecerem com base no que funciona na prática, e não na teoria. O sucesso começa com a estratégia, mas termina com a execução.

Como vimos, há diversos critérios que auxiliam o gestor na hora de decidir sobre uma promoção de cargo. Dentre eles, o mais importante é que o colaborador tenha vontade de crescer na empresa e se dedique a isso.

Para melhorar a performance da sua equipe e garantir a tomada de decisões estratégicas para promoção de cargo, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e espalhe as dicas!

CategoriasRH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *