Tire suas dúvidas sobre a atuação da liderança organizacional

A liderança organizacional é um fator importante para o desempenho da empresa. Com um bom líder, as equipes ficam mais motivadas, realizam o trabalho com mais qualidade e alcançam melhores resultados.

Mas, o que exatamente á a liderança organizacional e qual é o seu papel dentro de uma empresa? Vamos esclarecer questões sobre o tema neste post. Acompanhe!

Definição de liderança organizacional

A liderança organizacional pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para a organização do maior capital corporativo: as pessoas.

Dentro desse escopo, um líder é responsável pela coordenação de atividades, acompanhamento de resultados, solução de conflitos e orientação de processos, além de responder à diretoria sobre o andamento da equipe e possíveis problemas.

Ficam também a cargo do líder a motivação e a promoção do engajamento dos funcionários — aspectos que impactam diretamente nos resultados de produção.

Importância da liderança organizacional

A liderança organizacional faz a diferença em diversos aspectos da empresa, trazendo resultados palpáveis. Entre eles, podemos destacar:

Produtividade

Os líderes conseguem fazer um acompanhamento próximo e constante dos trabalhos desenvolvidos pela equipe. Assim, eles são capazes de detectar entraves que estão prejudicando o andamento das tarefas e propor soluções para questões comportamentais ou relacionadas aos processos.

Engajamento

Um bom líder é capaz de inspirar e engajar os trabalhadores, que ficam mais envolvidos e motivados na realização de suas atividades diárias. Com isso, os índices de turnover diminuem e é possível estruturar planos de carreira que priorizem as promoções internas.

Clima organizacional

A liderança positiva consegue instituir um clima organizacional favorável, no qual o bem-estar dos colaboradores é valorizado. Esse ambiente traz uma série de benefícios para a empresa e para o trabalhador, que são percebidos nos resultados alcançados.

Boas práticas para uma liderança organizacional eficiente

O ambiente de trabalho passa por mudanças e as relações entre líder e equipe também. Nas décadas anteriores, era comum encontrarmos a figura do chefe como alguém em uma posição hierárquica superior, responsável por dar ordens e acompanhar resultados.

Atualmente, o conceito de hierarquia horizontal é mais disseminado. Dentro dessa ideia, as dinâmicas de subordinação são diluídas, valorizando a qualidade das relações entre as pessoas.

Foi percebido que esse tipo de dinâmica traz diversos resultados positivos para a empresa. Assim, uma liderança organizacional que realmente traz impactos de valor tem características como:

  • ética;​
  • respeito;
  • empatia;
  • boa comunicação;
  • iniciativa;
  • inteligência emocional;
  • responsabilidade pelos erros e acertos da equipe.
Como implementar uma boa liderança organizacional

A instituição de uma liderança positiva e moderna começa na hora de selecionar os profissionais que vão exercer esse cargo. A realização de testes comportamentais é importante para detectar pessoas que tenham características condizentes com o modelo atual de coordenação de equipes.

Além disso, a promoção de treinamentos que possam aprimorar as características positivas é recomendada para que haja um alinhamento de conceitos e o desenvolvimento de competências.

Outros fatores que devem ser trabalhados para uma boa liderança organizacional são o reconhecimento das habilidades dos funcionários, a abertura para diálogos e sugestões e a transparência na tomada de decisões.

Como foi possível perceber, uma liderança organizacional eficiente tem como aspecto mais marcante a realização do trabalho em conjunto com os funcionários, de modo a incentivar o desenvolvimento positivo e fortalecer o employer branding.

Gostou do conteúdo de hoje? Para saber ainda mais sobre gestão de pessoas, confira o nosso outro artigo com dicas para monitorar o desempenho da sua equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *