5 tendências da gestão de RH que você precisa conhecer

As tendências de RH surgem a todo vapor, ajudando a otimizar cada vez mais o trabalho de gestão de pessoas nas empresas. Isso é resultado do avanço da tecnologia em todas as frentes de trabalho e da evolução do capital humano.

E para as empresas conseguirem atrair, capacitar e desenvolver colaboradores, bem como facilitar sua própria gestão, os profissionais de RH precisam conhecer essas modalidades. Por isso, veja 5 tendências que separamos para você!

1. Mídias sociais na captação de talentos

É crescente a presença das empresas nas mídias sociais, com o objetivo de atingir seu público-alvo e manter a interação com ele. O setor de RH seguiu essa tendência e encontrou ali um excelente meio de captação para seu banco de talentos.

Com a criação de uma plataforma voltada ao mundo corporativo, os perfis foram transformados em verdadeiros currículos, destacando todas as informações que um recrutador precisa.

Embora seja uma ferramenta bastante relevante para encontrar bons profissionais para a sua empresa, tenha cuidado com perfis “fakes”. Ou seja, encare as mídias sociais como um reservatório de talentos, mas se certifique sobre as informações compartilhadas.

2. Planejamento de carreira em W

Para fazer o planejamento da carreira de um colaborador, as empresas usavam o modelo em Y, que levava em apenas duas direções: gerencial e técnica. Contudo, com as transformações mercadológicas e a mudança nos perfis dos novos profissionais, foi necessário expandir para um modelo mais assertivo.

Surgiu então a carreira em W, modelo em que os colaboradores podem seguir o caminho mais confortável para crescer dentro da empresa, permitindo trilhar pela área técnica, gerencial e gestão de projetos. Assim, as empresas conseguem:

  • melhorar o nível de satisfação dos colaboradores;
  • gerar novas oportunidades;
  • descobrir e desenvolver talentos;
  • aumentar a produtividade;
  • garantir bons resultados para os negócios.

3. Mobilidade do trabalho por meio do home office

Essa forma de contratação é cada vez mais comum dentro das empresas. Ela dá liberdade ao profissional para executar suas tarefas de casa, tendo a internet como facilitadora, além de reduzir os custos da empresa.

Com a reforma trabalhista, foi feita a adequação dessa prática às novas relações de trabalho. O avanço tecnológico permitiu criar ferramentas que facilitam o monitoramento das atividades do profissional que faz uso dessa modalidade de trabalho.

Com a grande demanda de startups pelo mundo todo e a busca de melhor qualidade de vida (por uma série de fatores), a tendência é que a prática do home office cresça ainda mais.

4. Avaliações expressas de desempenho

Algumas empresas que praticavam a avaliação de desempenho anual já começaram a substituir pela avaliação expressa de seus colaboradores. O objetivo é buscar resultados mais próximos do comportamento observado e com isso, poder oferecer orientações mais frequentes, simples e assertivas.

Ao promover a avaliação expressa, a empresa melhora a qualidade da comunicação entre seus colaboradores, transforma o feedback em algo mais natural e traça planejamentos mais efetivos para o desenvolvimento da carreira do colaborador.

Saindo de meros julgadores na avaliação anterior para atuarem como responsáveis pelo desenvolvimento do profissional, gestores e RH precisam planejar com cuidado essa mudança para obterem sucesso em seus resultados.

5. Treinamento corporativo virtual (EAD)

A educação corporativa tem se aproveitado da tecnologia para implantar treinamentos virtuais dentro das empresas. Pelo alto custo de estruturar espaços, viabilizar material e contratar professores, as companhias estão buscando ferramentas práticas e criativas para capacitar seus colaboradores.

Ao facilitar o acesso ao treinamento por meio de qualquer ferramenta tecnológica, no horário e local desejado pelo colaborador, a empresa permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho. Com isso:

  • economiza tempo e dinheiro;
  • qualifica e desenvolve os funcionários;
  • se destaca no mercado perante a concorrência;
  • conquista resultados mais expressivos.

O profissional que busca melhorar os resultados da sua empresa precisa ficar de olho nas tendências de RH que vêm ganhando destaque no mercado, assim como avaliar o uso delas no planejamento estratégico e na gestão organizacional da sua companhia.

Agora que você conhece essas tendências de RH, descubra quais são os  5 pilares para criação de metas e entenda como colher bons frutos disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *